Notícias

INPETI contrata assessor(a) de comunicação

TERMO DE REFERÊNCIA – ASSESSOR(A) DE COMUNICAÇÃO

 

Antecedentes

O Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (INPETI) é uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília, constituída em 2003.

A instituição tem por objetivo apoiar técnica e financeiramente o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI, de modo a viabilizar suas ações na defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Fazem parte do INPETI, pessoas físicas e jurídicas comprometidas com a promoção e a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e com os objetivos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - FNPETI.

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI é uma estratégia da sociedade brasileira de articulação e mobilização de atores institucionais, envolvidos com políticas e programas de prevenção e erradicação do trabalho infantil no país. Além disso, o FNPETI apoia também a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens, um espaço de acolhimento e de participação, que busca possibilitar momentos de formação, informação e oportunidades de aprendizagem mútua dos adolescentes, jovens, e do próprio FNPETI.  O objetivo é contribuir para a promoção dos direitos humanos, para a construção de uma cultura de paz e para o fortalecimento da cidadania.

Todas as ações de sensibilização e de mobilização coordenadas pelo FNPETI são de abrangência nacional e envolvem as entidades integrantes da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e, ainda, de outros parceiros estratégicos, articulados em cada situação particular.

A Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é formada pelos Fóruns Estaduais de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, presentes nas 27 unidades da Federação e pelas 48 entidades membro, representativas dos segmentos que o constituem

Em novembro de 2024, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI) fará 30 anos de existência e, em dezembro de 2024, serão 10 anos que a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a apurar a exploração do trabalho infantil no Brasil apresentou seu relatório.

Desse modo, o INPETI busca um(a) assessor(a) de comunicação, em vista da necessidade de apoio para implementação de uma série de atividades de comunicação a serem realizadas em 2024.

Objeto:

O objeto deste Termo de Referência é a contratação de um(a) (1) assessor(a) de comunicação para:

- Gerir o conteúdo das redes sociais do FNPETI – Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn;

- Monitorar as redes sociais do FNPETI;

- Criar cards (arte e conteúdo) para as redes sociais;

- Produzir pautas e releases para mídias de massa, especializada, digital e comunitária/alternativa;

- Produzir conteúdo para o site do FNPETI;

- Produzir conteúdo para publicações como cartilhas, boletim e folder;

- Produzir conteúdos para press-kit de imprensa;

- Realizar follow up com jornalistas sobre pautas do FNPETI;

- Acompanhar a/o porta-voz do FNPETI nas entrevistas;

- Realizar levantamento de matérias publicadas com o FNPETI;

- Elaborar relatório de clipping e atividades de comunicação;

- Acompanhar e apoiar com informações a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil;

- Apoiar, acompanhar e gerar informação sobre os eventos organizados e implementados pelo FNPETI e aqueles dos quais o FNPETI faz parte;

 

Requisitos da (o) profissional:

-  Graduação em curso da área de Comunicação Social (Comunicação organizacional, Jornalismo ou Relações Públicas);

- Experiência de, pelo menos, 5 (cinco) anos em comunicação institucional e assessoria de imprensa;

- Conhecimento em programas de design gráfico e de edição de imagem;

- Desejável experiência de atuação na área de comunicação de instituições do terceiro setor e/ou voltadas aos direitos da infância e adolescência.

 

Competências:

- Dispor da sensibilidade e adaptabilidade aos valores e diferenças culturais, de gênero, religião, raça, nacionalidade e idade;

-Tratar a todos de forma justa e sem favoritismo;

-Habilidade para lidar com temas confidenciais;

-Habilidade em desempenhar as atividades planejadas de acordo com as orientações fornecidas;

-Demonstrar habilidades de comunicação (oral e escrita), em design gráfico e edição de imagem;

-Demonstrar abertura para mudanças e habilidade para gerenciar complexidades;

-Flexibilidade, adaptabilidade e multitarefa;

-Comprovada capacidade de trabalhar em equipe.

Modalidade contratual: CLT com prazo determinado

Salário: R$ 6.500,00 – 40 horas semanais

Duração do contrato: 12 (doze) meses

Local de atuação: Brasília/ DF

                             *

Interessadas (os) deverão encaminhar carta de motivação, currículo com os links de suas produções e publicações (ou portfólio) para fnpeti@fnpeti.org.br, até dia 15 de fevereiro de 2024, às 23h59.

Vale informar que a carta de motivação deverá ter extensão de até 2 (duas) páginas e contemplar os seguintes pontos: a) motivação/justificativa para o interesse e candidatura a esta consultoria; b) explanação sobre quais pontos de sua experiência profissional podem colaborar para o desempenho das atribuições previstas neste cargo.

O processo seletivo contará com: avaliação de currículo, prova escrita e entrevista.

O FNPETI/ INPETI está empenhado em garantir a diversidade  em âmbito de gênero, raça e cultura.  Todas as candidaturas serão tratadas com cuidado, respeito e sigilo.

 

  • FNPETI
  • Fóruns Estaduais
  • INPETI
  • Trabalho Infantil