Fórum Estadual de Roraima

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

23/04/2018 13:39:31 - Atualizado em 23/04/2018 13:39:32


Trabalho Infantil doméstico é tema de capacitação de agentes comunitários de saúde em Boa Vista

Trata-se de uma das piores formas de trabalho infantil e de difícil fiscalização, por ocorrer no interior de residências

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Boa Vista (RR) promoveu a primeira Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde sobre trabalho doméstico infantil, nos dias 17 e 18 de abril, no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Informação da capital.
 
O trabalho infantil doméstico é uma das piores formas de trabalho infantil. Portanto, é proibido para pessoas com menos de 18 anos.
 
Segundo a coordenadora do Peti Municipal, Lílian Santos, a capacitação tem por objetivo preparar cerca de 400 agentes comunitários de saúde para encaminharem denúncias de trabalho infantil doméstico aos órgãos competentes. Lílian ressaltou que, por ocorrer no âmbito residencial, o trabalho infantil doméstico é de difícil constatação pelos órgãos que combatem o trabalho infantil. A capacitação dos agentes comunitários de saúde é de grande importância, uma vez que eles têm contato com as famílias de trabalhadores infantis. 
 
A palestra sobre trabalho infantil doméstico foi ministrada pela auditora-fiscal do Trabalho Thais Castilho, que destacou dentre os malefícios do trabalho infantil doméstico os abusos sexuais e humilhações a que estas crianças e adolescentes estão expostas em residências de terceiros.
 
Segundo a auditora, o trabalho infantil doméstico ainda é visto como ato de caridade realizado pelas famílias que exploram esta mão de obra, tendo em vista que muitos tentam justifica-lo como uma oportunidade de oferta de moradia, educação e alimentação, quando na verdade o que ocorre são jornadas sem limites e muitas vezes sem qualquer pagamento.
 


Deixe seu comentário

Login

Comentários (1)

Rosangela

04 de Maio de 2018 às 04:29:01
Parabéns pela iniciativa, esse tem realmente que se abordado em todos os municípios que tem índice de trabalho Infantil.

Destaques

SINAIT comemora 30 anos de existência com seminário

“Seminário Internacional 30 anos da Constituição Cidadã e um ano da Reforma Trabalhista” reúne especialistas em Brasília

Aberta a votação do Eleitor Mirim, onde criança também tem voz!

Programa é realizado em anos eleitorais, com a contribuição de professores

FNPETI participa da cerimônia de posse do Comitê de adolescentes do CDCA

Mais de 30 adolescentes tomaram posse no Conselho do DF

FNPETI participa de roda de conversa com adolescentes e jovens do Programa Primeiro Passo

A importância do voto no exercício da cidadania e o papel dos políticos foram os temas da conversa