Fórum Estadual do Rio de Janeiro

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

18/05/2018 14:43:28 - Atualizado em 30/05/2018 08:26:30


FEPETI-RJ realiza o lançamento da Campanha Mundial contra o Trabalho Infantil

Realizado no Museu do Amanhã, evento trará informações importantes sobre o trabalho infantil no Brasil e terá uma série de atividades para crianças, adolescentes e jovens

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente do Rio de Janeiro – FEPETI/RJ –, em parceria com o Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro e o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, realizará, no dia 12 de junho, o lançamento da Campanha Mundial contra o Trabalho Infantil. O evento será realizado no Museu do Amanhã, às 10h, com entrada franca, sujeita à lotação do espaço, e aberto a todos os interessados.

Com foco na problematização do tema e na mobilização dos agentes governamentais e da sociedade civil, o evento terá, na parte da manhã, uma mesa de abertura, composta por autoridades ligadas à causa, uma apresentação de dados sobre o trabalho infantil e, em seguida, o lançamento oficial da campanha. Na parte da tarde, serão realizadas diversas atividades culturais, como oficinas, apresentações de esquetes e atividades recreativas.

A comissão organizadora do evento ainda conta com as seguintes instituições: Ministério do Trabalho/SRTb/RJ; Ministério Público do Trabalho/ 1ª Região; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social/SECTIDS;  Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos/SMASDH/RJ; Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 1ª Região/AMATRA1; Fundacentro/RJ; ECPAT Brasil; Furnas; Centro de Integração Empresa-Escola/CIEE Rio; Associação Beneficente São Martinho; CAMP Mangueira; ACTERJ; Canal Futura e Museu do Amanhã.

O dia 12 de junho é o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Nessa data, são promovidas reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração e de outras violações. Os eventos realizados ao redor do mundo têm objetivo de conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de eliminá-lo do planeta.

Em 2018, o Brasil adotou o tema “Piores Formas: Não proteger a infância é condenar o futuro!”. O título chama a atenção para as consequências danosas do trabalho infantil para o futuro de nossas crianças e nossos adolescentes. A campanha brasileira destaca as piores formas de trabalho infantil e comemora os 10 anos da lista TIP, a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, promulgada por meio do Decreto 6.481, de 12 de junho de 2008, que se tornou referência para o combate ao Trabalho Infantil no país.

O esforço do governo brasileiro para erradicação do trabalho infantil vem se refletindo na redução constante do quantitativo de crianças e adolescentes nessa condição, mas ainda temos 1.026.290 crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 15 anos, trabalhando, o que significa uma taxa de 3,1%. Portanto, precisamos manter as ações de enfrentamento para erradicarmos o trabalho infantil até 2025, conforme estabelece a meta 8.7, da Agenda do Desenvolvimento Sustentável. 


SERVIÇO
Lançamento da Campanha Mundial Contra o Trabalho Infantil
Data: 12 de junho
Horário: das 10h às 17h
Local: Museu do Amanhã
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro – RJ


Deixe seu comentário

Login

Comentários (2)

EDILENE SANTOS

01 de Outubro de 2018 às 15:49:41
BOA TARDE!
POR GENTILEZA DESEJO SABER QUAL A LEI OU DECRETO MUNICIPAL QUE INSTITUI O FORUM, E SE HÁ UM FUNDO INSTITUIDO

Rosana

06 de Agosto de 2018 às 12:37:23
Gostaria de receber datas de Eventos e tbm material Didático .
Agradeço

Destaques

Juiz da Infância alerta sobre a proibição do trabalho infantil no carnaval de Salvador

O juiz Walter Ribeiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, publicou portaria estabelecendo parâmetros protetivos para que crianças e adolescentes participem das festas de carnaval.

Incêndio no Flamengo, clube mais rico do país, acende alerta de segurança em categorias de base

Reportagem do jornal El País aborda as condições dos jogadores mantidos em categorias de base nos clubes de futebol brasileiros.

Banco Mundial lança plataforma interativa para observar avanços dos objetivos globais

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pelos países-membros da ONU no fim de 2015.

Brasil é o 11º no ranking de abuso e exploração sexual infantil, revela relatório mundial

Reportagem da revista Crescer mostra dados do relatório Out of the Shadows, publicado pela revista britânica The Economist.