Notícia

13/07/2018 10:34:35 - Atualizado em 13/07/2018 12:28:22


FNPETI debate a prevenção do envolvimento de crianças e adolescentes no tráfico de drogas

Grupo de trabalho realizou o primeiro de três encontros na quinta-feira (12)

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) reúnem especialistas e gestores públicos para refletirem e propor encaminhamentos sobre a prevenção do envolvimento de crianças e adolescentes no tráfico de drogas. 
 
O trabalho infantil no tráfico de drogas é uma das piores formas de trabalho infantil prevista na Convenção 182 da OIT. Por se tratar de uma atividade ilícita, há poucos dados sobre o número e o perfil de crianças e adolescentes envolvidos. 
 
Essa forma de trabalho infantil compromete o direito à educação,à profissionalização, ao lazer, à convivência familiar e comunitária, a liberdade de ir e vir, além de expor ao risco de violência física e morte. 
 
"O Fórum Nacional defende que o adolescente responsabilizado e em cumprimento de medida socioeducativa como traficante seja atendido e protegido como uma vítima do trabalho infantil", ressalta a secretária executiva do FNPETI, Isa Oliveira. 
 
Um grupo de trabalho foi constituído para tratar do tema. O primeiro encontro aconteceu na quinta-feira (12 de julho). Os próximos serão em agosto e setembro, em Brasília. 


Deixe seu comentário

Login

Comentários (3)

Marina Feltrin Dambros

23 de Agosto de 2018 às 17:03:45
Gostaria de saber os encaminhamentos da comissão! Muito obrigada.

Antonio Ferreira

15 de Agosto de 2018 às 18:34:52
Assunto de extrema relevância, um verdadeiro nó para o avanço da prevenção e erradicação ao trabalho infantil. Famílias estão acuadas com a ameaça de aliciamento de seus filhos e a sociedade engrossa o coro "melhor trabalhar do que roubar ou matar".

Patrícia Baba

16 de Julho de 2018 às 09:27:57
Gostaria de estar sendo informada sobre estes encontros, caso possa participar de algum deles? Muito Obrigada.

Destaques

MPT oferece curso sobre combate ao trabalho infantil para conselheiros tutelares

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de março. O curso é a distancia e começa no dia 1º de abril.

Mais de 1,8 mil crianças e adolescentes foram retiradas do trabalho infantil em 2018

Muitos estavam trabalhando em lava a jatos, oficinas mecânicas e borracharias e no comércio de bebidas alcoólicas. Os dados são da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Procuradora diz que jovens atletas são tratados como "commodities"

Rede pró-infância e juventude critica mercantilização de base

Juiz da Infância alerta sobre a proibição do trabalho infantil no carnaval de Salvador

O juiz Walter Ribeiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, publicou portaria estabelecendo parâmetros protetivos para que crianças e adolescentes participem das festas de carnaval.