Você está em: Página Inicial Conheça o Fórum Principais Realizações
Document Actions

Principais Realizações

Desenvolvimento de uma metodologia de intervenção nas situações de trabalho infantil (Programa de Ações Integradas - PAI), que se tornou referência para todo o país. O primeiro PAI foi desenvolvido nas carvoarias de Mato Grosso do Sul, em 1995. Essa metodologia foi utilizada pelo governo federal para a implantação, em 1996, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

Participação em ações voltadas à ratificação da Convenção 138, sobre idade mínima para o trabalho, e da Convenção 182, sobre as piores formas de trabalho infantil, da Organização Internacional do Trabalho - OIT.

Elaboração das "Diretrizes para Formulação de uma Política Nacional de Combate ao Trabalho Infantil".

Consolidação da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, integrada pelos Fóruns Estaduais, pelo Fórum do Distrito Federal e por todas as entidades que compõem o Fórum Nacional. 

Participação na elaboração do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, como membro-titular da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil - CONAETI. O Plano foi formulado a partir das diretrizes definidas pelo Fórum Nacional e suas dimensões estratégicas são: análise e promoção de estudos e pesquisas, integração e sistematização de dados sobre todas as formas de trabalho infantil; monitoramento, avaliação, controle social e fiscalização para a prevenção e erradicação do trabalho infantil; implementação de ações integradas de saúde; promoção de ações integradas na área de comunicação; garantia da consideração da eqüidade e da diversidade;  e enfrentamento das formas específicas de trabalho infantil (crianças envolvidas em atividades ilícitas, no trabalho infantil doméstico e nas atividades informais da zona urbana).

De junho a dezembro de 2004, ano em que o Fórum completou 10 anos, foi realizada uma grande mobilização nacional contra o trabalho infantil. Em parceria com os 27 Fóruns, presentes em todas as unidades da federação, foi realizada a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil. Crianças e adolescentes, que já foram trabalhadores, elaboraram propostas e entregaram aos governadores e ao presidente da república, que assinaram um Termo no qual se comprometeram a erradicar o trabalho infantil.

No dia 12 de junho de 2006, para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Fórum Nacional lançou a revista em quadrinhos "Toda Criança quer ser Criança", da Turma da Mônica 6.24 Mb. A publicação teve apoio do Unicef e da Secretaria Especial de Direitos Humanos. A revista conta a história de Benedito, que trabalhava com os pais em um lixão. A vida da família sofre uma transformação positiva e ele passa a freqüentar a escola diariamente como todas as outras crianças da Turma da Mônica.

Participação na elaboração da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil - Lista TIP, coordenada pela Conaeti - Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil - MTE.

Coordenação juntamente com o Conanda da articulação da assinatura pelo Presidente Lula do Decreto 6481, que aprova a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, no dia 12 de junho de 2008.