Você está em: Página Inicial Estatísticas Outras pesquisas A opinião dos brasileiros sobre o trabalho infantil
Document Actions

A opinião dos brasileiros sobre o trabalho infantil

Para 78% dos brasileiros, com idade entre 16 e 24 anos, a idade adequada para começar a trabalhar é 16 anos ou mais. Entre os cidadãos dessa mesma faixa etária, 82% tem a opinião de que a cadeia deve ser o destino daqueles que utilizam mão-de-obra infantil, expondo a criança a riscos. Para 55% dos entrevistados, o trabalho infantil gera pobreza, desemprego e é prejudicial para a economia do país.

Para a população brasileira, a responsabilidade pela existência do trabalho infantil é do Estado (48%), da família (35%) e da sociedade (20%). 

Estes são alguns resultados da Pesquisa IBOPE de Opinião Pública sobre Trabalho Infantil, iniciativa da ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância, em parceria com a OIT - Organização Internacional do Trabalho, entidades integrantes do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Ao divulgar esta pesquisa, até então inédita, em seu novo portal na internet, o FNPETI dá uma mostra do que pretende ser este espaço. Desenvolvido em parceria e com o apoio do Ibict - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e da OIT, o portal contém dados sobre a atuação do Fórum Nacional e dos Fóruns Estaduais, agenda, notícias, legislação, publicações, além de contatos de toda rede de parceiros no combate ao trabalho infantil.

Arquivo - Dados inéditos da pesquisa Ibope