Confira a programação da campanha nos estados
A campanha do 12 de junho - Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil - já chegou aos estados brasileiros. Com o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” e tendo o atacante Robinho como garoto propaganda, várias atividades estão sendo organizadas.
Os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil são parceiros estratégicos na campanha do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, o 12 de junho. Várias atividades estão programadas nos estados brasileiros para dar visibilidade à campanha e conscientizar a sociedade sobre o problema.
A campanha é promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este ano a campanha tem como tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, numa alusão ao clima de Copa do Mundo de futebol que o País começa a viver.
O garoto propaganda da campanha é o atacante Robinho, estrela da seleção brasileira de futebol, que cedeu o direito de imagem para a campanha sem cobrança de cachê. As peças da campanha podem ser utilizadas gratuitamente e os interessados devem fazer o download no site http://www.oit.org.br/cartaovermelho.
Informe-se em seu estado sobre as atividades ou confira aqui os eventos já programados:
Acre
Dia: 08/06/2010
Tema: 11 anos de Fundação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação no Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Estado do Acre
Local: Câmara Municipal de Rio Branco
9h30 – Abertura (apresentação cultural)
10h – Um breve histórico sobre o Fórum; Manoel Rodrigues de Souza Neto - Representando o Fórum Estadual.
• Situação do Trabalho Infantil no Acre - Dados Comparativos do IBGE – Palestrante: Felipe Ferreira de Souza
• Prejuízos do trabalho Infantil e Aspectos Legais do Trabalho da Criança e do Adolescente – Palestrante: Drª Marielle Rissanne Guerra Viana – Procuradora do Trabalho.
Dia: 10/06/2010
Tema: Comemoração ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Local: Escola Estadual Boa União (Ensino Jovem) Rua 3 de agosto nº. 38 Bairro Sobral.
Período: 8h às 12h:
• Cerimônia de Abertura
• Apresentação Cultural
• Um breve histórico do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação no Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente- (Manoel Rodrigues de Souza Neto) – Representante do Fórum no Estado.
• Situação do Trabalho Infantil no Acre – O que Fazer? – Dados Comparativos do IBGE- Palestrante: Felipe Ferreira de Souza.
• Problemática do Trabalho Infantil e Aspectos Legais do Trabalho da Criança e do Adolescente – Palestrante: Drª Marille Rissanne Guerra Viana - Procuradora do Trabalho;
• Ações desenvolvidas pela Fiscalização do Trabalho no Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente - Palestrante: Francisca Niures Gastino de Souza - Auditora Fiscal do Trabalho.
• Assinatura de um Termo de Cooperação referente ao Combate ao Trabalho Infantil – com o Prefeito Municipal de Rio Branco – Excelentíssimo Senhor Raimundo Angelin.
• Lançamento do CARTÃO VERMELHO ao Trabalho Infantil (símbolo da campanha do dia Nacional e Mundial).
• Distribuição de material informativo.
10h00 – Apresentação cultural: concurso de poesia, vôlei, jogos, capoeira, contação de estória, capoeira, Corte de cabelo, aplicação de Flúor.
11h45 – Lanche.
12h00 – Encerramento.
OBS: ainda como parte da programação no período de 24 de maio a 16 de junho, realização de oficina com mulheres da paz, pela secretaria municipal de saúde.
Bahia
Dia: 10 de junho
Atividades: o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Bahia - FETIPA realizará, a partir das 14h caminhada da Praça do Campo Grande à Praça Municipal. Haverá também várias apresentações de crianças e adolescentes na Praça Municipal a partir das 14h.
Os interessados em participar deverão se dirigir à Praça do Campo Grande, onde, a partir das 14 horas, estaremos concentrados próximo à Rua do antigo Clube Cruz Vermelha.
Cada participante receberá um exemplar do cartão vermelho com o slogan da campanha: “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”. Na chegada à Praça Tomé de Souza, serão inaugurados dois banners com a arte do Cartão Vermelho que serão colocados no prédio do Elevador Lacerda.
O Fórum pretende ainda entregar Termo de Pedido de Providências ao Prefeito de Salvador e ao Governador do Estado solicitando, entre outras ações, a implantação geral da Escola em Tempo Integral.
Minas Gerais
O Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG), a Prefeitura de Belo Horizonte e o Serviço Social do Comércio de Minas Gerais têm o prazer de convidar para a Rua de Lazer – evento a realizar-se no dia 10 de junho de 2010, de 9h às 11h, na Rua Tamoios, 596, em frente à sede da SRTE/MG.
Com o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, a ação em alusão ao Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil – celebrado em 12 de junho - objetiva mobilizar a sociedade para o combate à exploração de crianças e adolescentes no mundo do trabalho. O evento contará com atividades lúdicas e culturais.
Pará
PROGRAMAÇÃO (Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil)
Coletiva com a Imprensa
Objetivo: Lançamento da Campanha Estadual
Dia: 10 de Junho
Horário: 10 horas
Local : Auditório da SEDES
Entrevista pós coletiva das instituições que coordenam e ou executam políticas públicas de Erradicação do Trabalho Infantil
Panfletagem
Dia : 12 de Junho de 2010
Horário : 09 às 12 horas
Local : Praça da República
Oficina para a Rede Intersetorial
Tema: Estratégias de Articulação Interinstitucional para Proteção, Preservação e Recuperação da Integridade Física, Mental, e da Saúde da Criança e do Adolescente em Situação de Trabalho.
Data : prevista para o mês de Agosto
Local : Auditório do Centro Estadual de Referência da Saúde do Trabalhador – CEREST
Realização: CEREST
Paraíba
Dia 8 de junho
8h30 - Lançamento da campanha “Cartão vermelho ao trabalho infantil” na Paraíba.
Assinatura do Pacto de Adesão à Campanha
Café da manhã no Hotel Ouro Branco
Convidados: atletas, trade turístico, integrantes da rede de proteção, Ministério Público, magistrados, imprensa, vereadores, deputados e senadores, além de outras autoridades, AETC, MEMBROS DO FEPETI
Atletas: Kaio Márcio, Zé Marcos, Ednanci, Edmundo, Pretinha, Paraibinha, Ricardo (vôlei), Fininho, PETI (judô), atletas do futsal de cegos
Previsão de público: 200 pessoas
Dia 9 de junho
Amistoso com os times do futebol paraibano (Federação Paraibana de Futebol)
Local: Estádio Leonardo da Silveira - Estádio da Graça (João Pessoa)
Dia 10 de junho
SEMINÁRIO: Trabalho Infantil: consequências e enfrentamento.
Local: Auditório Des. Francisco Floriano da Nóbrega Espínola - Fórum Cível da Capital - Previsão de Público – 300 pessoas
PROGRAMAÇÃO:
8h00 – Credenciamento
8h30 – Abertura e Composição da Mesa
9h00 - Exposição Dialogada: “O trabalho infantil no esporte – Discussão da Lei Pelé”
Facilitadores: Rafael Dias Marques – Procurador Regional do Trabalho da 8ª Região
Manoel Alves da Silva Junior - Deputado Federal
Coordenador: Manoel Ferreira Campos – Auditor Fiscal da SRTE/PB
10h30 - Debate
12h00 - Almoço
14h00 - Painel: “Aspectos Legais e Sociais do Trabalho Infantil”
Facilitadores: Antônio Cavalcante da Costa Neto - Juiz do Trabalho de Guarabira
Eduardo Varandas Araruna - Procurador Regional do Trabalho da 13ª Região
Terçalia Suassuna Vaz Lira – Professora do Departamento de Serviço Social da UEPB
Coordenadora: Maria Lilian Leal de Souza – Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da AMATRA 13ª Região
15h30 - Exposição Dialogada: “O Papel dos Conselhos Tutelares no Enfrentamento ao Trabalho Infantil”
Facilitadores: Cássia Vieira de Melo - Colaboradora na Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais
Conselheiro Tutelar de João Pessoa
Coordenadora: Maria Senharinha Soares Ramalho – Coordenadora do FEPET/PB
16h30 – Debate dos Temas
17h30 – Coquetel de encerramento
Paraná
A Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (SECJ) e o FETI/PR seguem a mesma linha adotada pelo FNPETI e OIT e desenvolvem a campanha "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil". Foram confeccionados 4.000 cartazes e 1.000 deles veiculados nas linhas de ônibus de Curitiba e região metropolitana.
Também foram feitos 15 outdoors com a mesma arte, que estão sendo instalados em pontos estratégicos da cidade.
Numa ação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ( SRTE/MTE) a exemplo de outros Estados, estamos em negociação com alguns clubes paranaenses de futebol para que os jogadores exibam o cartazete (cartão vermelho) da campanha, antes do inicío de algum.
Roraima
|
SEMANA do DIA NACIONAL/INTERNACIONAL de COMBATE ao TRABALHO INFANTIL Período: 8 à 10 de junho de 2010 |
|||
|
DATA |
LOCAL |
ATIVIDADE |
PARTICIPANTES |
|
8/06
9h |
Videoteca do Palácio da Cultura
|
· Lançamento do Cartão Vermelho; · Apresentação Cultural do PETI; · Palestra sobre a situação do Trabalho Infantil de Roraima; · Lançamento da Caravana.
|
|
|
9/06 8h30 |
Município de Bonfim |
|
Comunidade em geral |
|
10/06
8h
19h |
1º ponto> feira do Passarão (av. Ataíde Teve), 2° ponto> feira do Produtor (av. Glaycom de Paiva), 3° ponto> Catedral Cristo Redentor (centro cívico), 4° ponto> cruzamento/Mario Homem de Melo com Av. Venezuela. Noite→ restaurantes localizado na Orla Taumanã e a Praça de Alimentação (praça das Águas).
|
· Blitz educativo, com distribuição dos cartões vermelho e como mascote, uma camiseta de tamanho gigante com balões.
|
|