Fórum Estadual do Ceará

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

04/09/2017 10:34:31 - Atualizado em 04/09/2017 10:34:31


Encontro no Ceará debate o protagonismo juvenil

I Encontro Nacional e II Encontro Cearense de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil começa nesta segunda-feira

O protagonismo juvenil, garantido no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente é ferramenta chave para o debate e para a mobilização na luta contra o trabalho infantil.
 
Nos próximos dias 4 e 5 de setembro, acontece o I Encontro Nacional  e do II Encontro Cearense de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ENAPETI/ECAPETI), em Fortaleza (CE).
 
Os eventos contarão com a participação de adolescentes de 100 municípios cearenses e de diversas Unidades da Federação. Para celebrar a reunião, que acontece na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará será criado o Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti).
 
Acompanhe a cobertura completa do evento na Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.
 
Serviço:
Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ENAPETI)
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – UNIPACE (Av. Pontes Vieira, 2391 – 5º andar)
Dias 04 e 05 de setembro
Das 8h às 17h
Mais informações pelo Facebook do MPT-CE
 
O que diz a lei?
Artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II – opinião e expressão; III – crença e culto religioso; IV – brincar, praticar esportes e divertir-se; V – participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VI – participar da vida política, na forma da lei; VII – buscar refúgio, auxílio e orientação.
 
*Os eventos são uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE),  em parceria com o Comitê de Adolescentes na Prevenção e Erradicação de Trabalho Infantil (Canpeti), o Fórum Estadual pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará  (Feeti-CE) a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), a Rede Peteca Chega de Trabalho Infantil, dentre outras órgãos, entidades e movimentos envolvimento com a temática.
 

Fonte: Rede Peteca


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Negros são maioria no trabalho infantil

Ao todo, 63% das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil são negros; no trabalho infantil doméstico, esse índice se acentua para 73,5%

“Por que devemos erradicar trabalho infantil?” é tema de Seminário em Vila Velha

O evento promovido pelo Feapeti acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, com a participação da secretária executiva do FNPETI, Isa Oliveira

Justiça decide que Zara é responsável por trabalho escravo flagrado em 2011

Sentença pode colocar empresa na ‘lista suja’ do Ministério do Trabalho. Marca vai recorrer

ONU solicita a revogação da portaria que limita a definição de trabalho escravo

Campanha Nacional pelo Direito à Educação e FNPETI corroboram com a avaliação das Nações Unidas