Fórum Estadual da Bahia

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

21/02/2019 18:21:45 - Atualizado em 21/02/2019 18:21:45


SRT-BA intensifica ações de combate ao trabalho infantil no carnaval de Salvador

Equipe de auditores fiscais do trabalho atuaram durante os dias de festa na cidade.

Imagem: Pixabay
 
 
 
A Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) disponibilizará equipe de auditores fiscais do trabalho durante o Carnaval de Salvador para combater o trabalho infantil. Os auditores fiscais também atuarão nas festas Fuzuê e Furdunço. Serão fiscalizados blocos (cordeiros), camarotes, bares, restaurantes e ruas.
 
De acordo com a superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz, o órgão tem um papel amplo na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, especialmente, em grandes eventos como é o carnaval. Gerta afirma que todos que forem flagrados explorando trabalho infantil serão autuados. 
 
Como ocorre há anos, a campanha é abraçada pela artista Daniela Mercury, que como embaixadora do Unicef no Brasil desde 1995, atua em defesa dos direitos da criança, do adolescente e da mulher. A cantora, todos os anos, divulga a campanha de combate ao trabalho infantil, prática que atenta contra os direitos das crianças e dos adolescentes. 
 
Para o auditor fiscal do trabalho, Antônio Inocêncio, que coordena a atividade de fiscalização de combate ao trabalho infantil na SRT-BA e preside o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador (Fetipa), o engajamento de artistas impulsiona a prevenção e erradicação do trabalho infantil. “Sensíveis à causa, os artistas divulgam mensagens entre as canções. De cima do trio eles acompanham a movimentação dos pequenos e, geralmente, franzinos trabalhadores entre a multidão”, complementa o auditor. 
 
A Superintendência Regional do Trabalho também integrará o “Plantão Integrado do Comitê Estadual de Proteção Integral da Criança e do Adolescente nos Grandes Eventos”, coordenado pela Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) que terá como sede o Procon, na avenida Carlos Gomes. Inocêncio ressalta que a SRT na Bahia tem participado de capacitações de profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente que atuarão no Carnaval 2019 de Salvador, a exemplo dos policiais militares, psicólogos, assistentes sociais e educadores.

Fonte: Bahia Notícias


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

MPT oferece curso sobre combate ao trabalho infantil para conselheiros tutelares

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de março. O curso é a distancia e começa no dia 1º de abril.

Mais de 1,8 mil crianças e adolescentes foram retiradas do trabalho infantil em 2018

Muitos estavam trabalhando em lava a jatos, oficinas mecânicas e borracharias e no comércio de bebidas alcoólicas. Os dados são da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Procuradora diz que jovens atletas são tratados como "commodities"

Rede pró-infância e juventude critica mercantilização de base

Juiz da Infância alerta sobre a proibição do trabalho infantil no carnaval de Salvador

O juiz Walter Ribeiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, publicou portaria estabelecendo parâmetros protetivos para que crianças e adolescentes participem das festas de carnaval.