Fórum Estadual de Alagoas

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

01/07/2018 06:24:12 - Atualizado em 05/07/2018 16:08:20


Maragogi recebe ações do projeto nacional MPT na Escola

Representantes de escolas municipais de Maceió participaram de capacitação no MPT,

As ações do projeto nacional MPT na Escola - reconhecido por integrar alunos, professores e comunidade na prevenção e combate ao trabalho infantil no país – chegaram ao município de Maragogi nesta terça-feira, 19. Durante uma capacitação, a procuradora Virgínia Ferreira apresentou o projeto a coordenadoras pedagógicas de nove escolas públicas municipais.

Maragogi está entre os quatro municípios escolhidos para a implantação inicial das atividades - junto com Maceió, União dos Palmares e Murici - devido ao alto potencial turístico que, segundo Virgínia, infelizmente atrai crianças e adolescentes para o trabalho ilegal. Em todo o estado, segundo a procuradora, o alto índice de desemprego, a falta de qualificação profissional e a dependência da atividade sucroalcooleira são fatores que aumentam a gravidade do problema.

 

 

“Queremos conscientizar os alunos e seus pais de que a infância deve ser protegida, de que crianças têm direito à saúde, lazer, e que qualquer forma de trabalho infantil traz danos físicos, psicológicos, aumento da violência e outros prejuízos. O poder público tem a responsabilidade de garantir os direitos necessários às crianças e adolescentes, mas a alternativa que buscamos é inserir o tema nas escolas por meio da produção de atividades e projetos”, disse Virgínia.

 

 

O projeto - idealizado no estado do Ceará e premiado nacionalmente - tem o objetivo de oferecer aos educadores as orientações necessárias sobre como abordar o tema Trabalho Infantil em sala de aula, por meio de oficinas de capacitação, criação de planos de ação para suas escolas, no intuito de evitar a evasão dos estudantes e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes. A culminância do projeto acontece ao final de cada ano, quando o MPT na Escola premia os melhores trabalhos produzidos pelos alunos das instituições de ensino, dentre redações, peças teatrais, artes com pintura e outras modalidades.

 

 

Em Alagoas, as capacitações do MPT na Escola já foram realizadas no município de União dos Palmares, no mês de maio, com a participação de cerca de 50 professores. Na tarde de segunda-feira, 18, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Maceió, também receberam orientações do projeto representantes das escolas Lamenha Lins, Major Bonifácio Silveira, Nosso Lar e Audival Amélio da Silva.

 

 

Fonte: MPT/AL


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

FNPETI realiza última plenária do ano

Encontro sucedeu oficina para discussão sobre participação de adolescentes com integrantes da rede do Fórum

Participantes de Seminário Nacional divulgam Carta de Brasília pela Erradicação do Trabalho Infantil

Documento conclama a necessidade de eliminação das piores formas de trabalho infantil, entre outros pontos

CONTAG repudia proposta de modalidade de ensino à distância no campo

Educação do campo precisa acontecer no campo e com currículos escolares ajustados ao contexto e à realidade dos povos do campo

MIEIB lança nota pública em defesa da democracia e dos direitos humanos

Nota refere-se ao contexto das eleições para Presidência do Brasil