Fórum Estadual de Alagoas

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

12/06/2018 15:27:41 - Atualizado em 13/06/2018 15:16:19


Ações de conscientização marcarão semana de combate ao trabalho infantil

Seades estará na capital e no interior do Estado com ações voltadas para o poder público e a sociedade civil

Seades aderiu à campanha do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que tem como tema 'Não proteger a infância é condenar o futuro'

 

Texto de Renata Bello
 

 

Desde 2012, quando foi instituído, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), celebra-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Sabendo da importância de combater este problema social, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) apoiará, ao longo deste mês, diversas ações em alusão à data.

 

Para 2018, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) escolheu como tema ‘Não proteger a criança é condenar o futuro’ e chama a atenção para as piores formas de trabalho infantil.

 

Entre as atividades proibidas para pessoas com menos de 18 anos, por causarem prejuízos graves ao desenvolvimento pleno de meninas e meninos, podendo causar acidentes e até levar à morte, estão atividades na agricultura, o trabalho doméstico, o trabalho informal urbano, o trabalho no tráfico de drogas e a exploração sexual.

 

Segundo o secretário Fernando Pereira, as ações a serem desenvolvidas ao longo do mês visam assegurar os direitos desse público, conforme o que está previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e mobilizar agentes públicos e a sociedade civil para que todas as crianças tenham direito à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração e de outras violações.

 

“Nesta segunda-feira (11) estaremos na audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, para falar sobre nossas ações de enfrentamento ao trabalho infantil. Na terça-feira (12), uma equipe de técnicos proferirá palestra sobre o tema em Palmeira dos Índios e, na quinta-feira (14), estaremos em Traipu para mais uma audiência pública. A programação será encerrada na sexta-feira (15), em Japaratinga, chamando atenção do poder público e da sociedade civil’, afirmou o secretário.

 

Segundo dados do PNAD, em 2015, Alagoas reduziu em 35,4% os casos de trabalho infantil, sendo foi o terceiro Estado do país e o segundo do Nordeste com maior índice de redução.

 

“Os números demonstram o resultado direto das ações de sensibilização, monitoramento e planejamento realizadas pelo Governo de Alagoas junto aos municípios com maiores índices de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil”, concluiu o secretário.

 

Fonte: Agência Alagoas


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

SINAIT comemora 30 anos de existência com seminário

“Seminário Internacional 30 anos da Constituição Cidadã e um ano da Reforma Trabalhista” reúne especialistas em Brasília

Aberta a votação do Eleitor Mirim, onde criança também tem voz!

Programa é realizado em anos eleitorais, com a contribuição de professores

FNPETI participa da cerimônia de posse do Comitê de adolescentes do CDCA

Mais de 30 adolescentes tomaram posse no Conselho do DF

FNPETI participa de roda de conversa com adolescentes e jovens do Programa Primeiro Passo

A importância do voto no exercício da cidadania e o papel dos políticos foram os temas da conversa