Fórum Estadual de Alagoas

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

05/12/2017 13:00:42 - Atualizado em 06/12/2017 09:12:27


Secretárias por um dia, jovens vivenciam trabalho da Semas

Dia Mundial da Criança, celebrado no dia 20 de novembro

Em alusão ao Dia Mundial da Criança, celebrado no dia 20 de novembro, a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi comandada nesta quarta-feira (22) por duas adolescentes assistidas pelos equipamentos sociais de Maceió. Wendes Estefanie, de 13 anos, e Letícia de Castro, de 16 anos, são a secretária e a secretária-adjunta mirim de Assistência Social e participam de importantes decisões para garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que ocorre em vários países e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida. Em Maceió, as ações do Dia Mundial da Criança contam com a participação do prefeito, secretários municipais, vereadores, de um deputado, conselheiros de direitos e de crianças e adolescentes já atendidos pela gestão municipal.

Wendes Estafanie destacou a importância de viver a experiência de ser secretária por um dia e ver como funciona a Assistência Social, pasta municipal na qual está inserido o Cras Selma Bandeira, onde a jovem é acompanhada. “Eu estou adorando viver esta experiência. Eu não imaginava que era tanto protocolo e várias pessoas trabalhando até chegar lá no Cras. Porque está lá bonitinho, mas a gente não sabe o que teve que acontecer até chegar lá. Espero aproveitar ao máximo e aprender muito com as pessoas que estão em minha volta e quem sabe no dia de amanhã eu ser uma secretária também. Porque isso só depende de estudo e empenho para aprender o máximo”, disse.

Já a titular da Semas, Celiany Rocha, lembrou que este compartilhamento de informações com adolescentes que são atendidos pela pasta é fundamental para aproximar ainda mais a gestão municipal da população que mais precisa das políticas públicas.

“Para a Semas, participar desta experiência é compartilhar com os adolescentes e com o seu público fim o dia a dia da Secretaria. É saber que não são somente soluções, mas a gente também tem problemas e fazer com que o adolescente perceba que a decisão não é exclusiva do secretário, mas de toda uma cadeia que compõe a Secretaria. É dar poderes para que eles sejam protagonistas do processo. A Wendes e a Letícia vão poder dar o depoimento para outros adolescentes que fazem parte dos serviços que elas acompanham. Elas acompanharam como é o dia a dia na Semas, quantas pessoas aqui trabalham e o quanto é vitorioso e sacrificante o dia a dia dentro de uma pasta que lida com pessoas que precisam e precisam de tudo e de muito. E saber que o mínimo que chega lá na ponta vem de um trabalho árduo de toda uma equipe”, enfatizou Celiany.

Fonte: SEMAS/MACEIÓ


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Trabalho infantil no Carnaval. O que nós temos a ver com isso?

Artigo da coordenadora do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Elisiane Santos, chama a atenção para essa violação de direitos

PB: Conapeti divulga nota sobre deputado que elogiou trabalho infantil

Deputado estadual Doda de Tião incentivou em uma rede social uma criança que trabalhava vendendo picolé

Trabalho infantil não é folia! Participe da campanha do MPT

Objetivo da ação é alertar para a situação de crianças e adolescentes que trabalham durante o Carnaval

Organizações solicitam ações pelo fim da violência contra crianças e adolescentes

Dados alarmantes sobre abusos, explorações e elevados índices de homicídios motivaram a ação do grupo, do qual o FNPETI faz parte